segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ANDAR COM DEUS – NOÉ.

“Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” Gn. 6:8-9.

        A história de Noé nos mostra que vida de comunhão contagiante com Deus se percebe nas atitudes diárias que temos e não apenas no discurso que proferimos. É nosso estilo de vida que diz quem somos.
        A maneira pela qual escolhemos viver mostra o caráter que temos. Somos filhos de Deus no meio de uma geração incrédula pela fé que sustentamos no dia a dia. Somos filhos de Deus no meio da uma geração pecadora quando escolhemos o caminho da santidade e retidão para viver. Noé foi além de seu tempo! Aspectos de seu estilo de vida falam ainda hoje.
        Noé chamou a atenção de Deus para si pela forma como ousou viver em seus dias. 

A MARCA DE UMA VIDA DE COMUNHÃO:
        Caráter fala do conjunto de nossas qualidades morais que nos enaltecem, que nos elevam acima da mediocridade, acima de nossas limitações. O caráter pode revela nossas tendências mais íntimas. O caráter descortina nossa alma perante as pessoas.
        Noé demonstrou um caráter de um filho de Deus em meio a uma geração pecadora e irreverente.
        Por que Noé chamou a atenção de Deus por meio da comunhão?
        Só podemos compreender os atos de comunhão na vida de Noé quando compreendermos o tempo em que ele viveu e suas principais características. Vejamos algumas:

ü Era uma sociedade hedonista, isto é procuravam satisfazer apenas suas paixões carnais.
“Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhe agradaram.” Gn. 6:3.

ü Era uma sociedade voltada para o sucesso e glórias pessoais.
“Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram , as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.” Gn. 6:4.

ü Era uma sociedade marcada pela violência e maldades no coração.
“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia se multiplicado na terra e que era continuamente mau todo o desígnio do seu coração.” Gn. 6:5.

        Foi neste contexto de hedonismo, glórias pessoais e violência que Noé chamou a atenção de Deus. Ele chamou a atenção de Deus com dois atrativos de caráter que todo filho de Deus deve possuir, pois eles dão indícios de nossa comunhão com o Senhor. São eles: JUSTIÇA E INTEGRIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário