segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

FALA COM DEUS – MOISÉS II.


Parecia ser mais um dia na vida de Moisés ao pastorear o rebanho de seu sogro Jetro quando algo inusitado aconteceu:

“Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.” Êx. 3:2.

O fato de a sarça queimar não chamaria sua atenção, pois naquela região era muito fácil ver arbustos se incendiar, porém, o que lhe causa admiração é o fato da sarça queimar e não se consumir (Êx. 3:3), até mesmo a presença do Anjo do Senhor parece passar despercebida por ele até que:

“Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não queima? Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! Deus continuou: Não te chegues para cá; tira a sandália dos pés, por que o lugar em que estás é terra santa.” Êx. 3:3-5.

Aqui podemos extrair algumas lições da vida de Moisés que podem nos ajudar a falar com Deus da maneira correta. Eis algumas:

ü O miraculoso pode fascinar as pessoas, mas não devemos deixar de perceber o SENHOR nestas coisas: Isso significa que, ao adentrarmos numa comunhão com Deus coisas maravilhosas podem acontecer, porém, nossa atenção deve estar voltada para aquele que faz o sobrenatural e não para o instrumento desta ação poderosa.

“Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não queima?” Êx. 3:3.

ü Na comunhão por meio da oração Deus nos conhece perfeitamente: Este fato fica demonstrado que o SENHOR o chamou pelo nome. Deus conhece perfeitamente cada um de nós quando nos aproximamos diante dele!

“Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!” Êx. 3:4.

ü Na comunhão com Deus por meio da oração precisamos ter atitude correta em relação a Deus: Na antiguidade as pessoas escravas não faziam uso de sandálias, somente as pessoas livres podiam usá-las. Quando Moisés aproximou-se do lugar onde estava o Anjo do SENHOR com sandálias nos pés, foi lhe dito: “.. Não te chegues para cá; tira a sandália dos pés,...”.

“Deus continuou: Não te chegues para cá; tira a sandália dos pés, por que o lugar em que estás é terra santa”. Êx. 3:5.

É como se Deus estivesse lhe dizendo: “Sua atitude Moisés está errada ao se chegar aqui. Aqui se aproxima os meus servos, aqueles que são despidos de sua autojustiça, de sua autoconfiança, de seu orgulho e você precisa reconhecer que eu sou SENHOR”.
O miraculoso pode fazer parte da vida daqueles que andam em comunhão com Deus por meio da oração, porém, não se deve esquecer que surgirão “sarças que não se queimarão”, no entanto, elas não devem ofuscar nossa visão do Deus presente no milagre. Na comunhão com Deus temos a certeza de que o Senhor nos conhece antes mesmo antes de nos dirigirmos a ele por meio da oração (Sl. 139:4) e que nossa atitude de despir-nos de toda autojustiça, egoísmo, e autoconfiança nos permitirá ter plena comunhão com aquele que faz todas as coisas (Lc. 18:9-14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário