quarta-feira, 15 de setembro de 2010

As responsabilidades dos pais.

"Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito." Gn. 18:19.

ü Ordenar seus filhos: Significa colocá-los em ordem. É instruí-los, educá-los dentro de um padrão. É prepará-los para enfrentar a vida e colocar-se sob a vontade de Deus.
ü O objetivo desta preparação é duplo: (1) É torná-los bons filhos de Deus, bons cristãos: “ ... a fim que guardem o caminho do Senhor...”;  (2) É prepará-los para ser bons cidadãos; pessoas de bem e retidão: “... E pratiquem a justiça e o juízo;...”.


"Então, lhe disse Isaque, seu pai: Chega-te e dá-me um beijo, meu filho." Gn. 27:26.

ü Ser acessível aos seus filhos: É se permitir achar por seus filhos. É incentivá-los a chegar-se a você! É ser encontrado por eles.
ü Expressar amor por seus filhos com pequenos gestos: É abrir as fortalezas de seu coração; é estender seus braços e tomá-los carinhosamente. É ter a capacidade de expressar amor, carinho, atenção e deles também receber.
Ele se chegou e o beijou. Então, o pai aspirou o cheiro da roupa dele, e o abençoou, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou; Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e da fartura do trigo e do mosto. Sirvam-te os povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que e abençoar. Gn. 27:27-29. Comparar com Gn.49:28.

ü Todo pai precisa abençoar seus filhos: Cumpre-lhe como sacerdote do lar, invocar a bênção do Senhor Deus sobre cada um deles. É tornar-se um canal profético para seus filhos.
Tendo Jacó acabado de dar determinações a seus filhos, recolheu os pés na cama, e expirou, e foi reunido ao seu povo. Gn. 49:33.
ü É responsabilidade do pai aconselhar seus filhos: “Tendo Jacó acabado de dar determinações a seus filhos, ...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário