quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O MINISTÉRIO PASTORAL



“Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita não desfalecemos.” 2Co.4:1 – Almeida Revista Atualizada (ARA).

Este texto é um convite à reflexão sobre a correta visão do ministério pastoral. Paulo esboça de forma magistral a sublimidade deste ofício ao escrever aos irmãos em Corinto.

1. NOSSA MISSÃO É SERVIR: “Pelo que, tendo este ministério (diakonia, serviço, tarefa), segundo a misericórdia que nos foi feita não desfalecemos.” v.1 - “Porque não pregamos a nós mesmo, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós como seus servos, por amor de Jesus”, v.5 (Comp. Mc. 10:42-45; 1Pe.5:1-4);

2. NOSSA MOTIVAÇÃO É O AMOR A JESUS: “Porque não pregamos a nós mesmo, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós como seus servos, por amor de Jesus” v.5 (Comp. Jo. 21:15-17).

3. NOSSO SERVIÇO É MANIFESTAR A VERDADE: “pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendando à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.” V.2 (Comp.2Co.4:12-13; 6:4 a,7 a.)

4. NOSSO ALVO É A GLÓRIA DE DEUS: “Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para a glória de Deus” v.15 (1Co.10:31).

Nenhum comentário:

Postar um comentário