sábado, 26 de fevereiro de 2011

QUANDO A VIDA NÃO FAZ SENTIDO.


6 Mas eu sou verme  e não homem;
 opróbrio dos homens e desprezado do povo.
7 Todos os que me vêem zombam de mim;
 afrouxam os lábios e meneiam a cabeça:
8 Confiou no Senhor! Livre-o ele;
 salve-o, pois nele tem prazer.  

Sl.22:6-8 - Almeida Revista Atualizada.

A maioria de nós em algum momento de nossa existência já enfrentou a sensação de que a VIDA NÃO FAZ SENTIDO.
Perguntamo-nos: O que pode levar alguém perder o sentido na vida ao ponto de não encontrar o referencial até mesmo da dignidade humana? Muitas pessoas bem sucedidas já saíram do sucesso e fama para vivem como mendigos em grandes centros urbanos em muitos lugares do mundo. O Rafael, vocalista  do grupo Polegar, que decolou da fama, sucesso e diversão aos pântanos vis das drogas!
Os salmos falam de pessoas que enfrentaram situações semelhantes e venceram sentimentos de vazio, de tristezas profundas e amarguras. Como eles superaram estes momentos?
Que o mavioso salmista de Israel nos faça ver que a vida faz sentido. Que ela é uma bênção! Que existe algo mais na vida além dos sofrimentos e perdas. Hoje seremos conduzidos por Deus às páginas consoladoras da Bíblia e encontraremos novamente a razão e sentido verdadeiro que a vida pode proporcionar as pessoas.
Quais fatores podem contribuir para que o ser humano venha perder o sentido verdadeiro na vida?

Pessoas perdem perder o sentido na vida pelo menos em duas condições descritas pelo texto de Sl. 22.

1.    Quando circunstâncias externas em nossa vivência conspiram contra nossos sonhos ou projetos de vida.
O texto aponta duas condições externas que militam contra nossa vida:

ü  Quando nos tornamos objeto da atenção de pessoas mal intencionadas, v.7.
“Todos os que me vêem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça: confiou no Senhor! Que o livre! Salve-o, pois nele tem prazer.”
Zombaria: Fazer pouco, rir com sarcasmo, caçoar, desdenhar.
Desprezo: Atitude de não valorizar o potencial das pessoas, seja não reconhecendo , ignorando ou mesmo desfazendo do valor que elas têm.

ü  Quando nos tornamos alvos de pessoas mal intencionadas, v.12.
Muitos touros me cercam, fortes touros de Basã me rodeiam. Contra mim abrem a boca, como faz o leão que despedaça e ruge.”
Pela intimidação: Quando somos cerceados, limitados a prosseguir por ações de pessoas inescrupulosas e vis. Esta intimidação se dá por:
Meios físicos: Aqui o salmista descrê seus opositores como touros, fortes, robustos e amedrontadores. A ação conjunta, corporativa, aliada a força causa intimidações.

Meios verbais: São ameaças, acusações, são coações verbais que inibem, limitam e agridem a integridade moral e emocional de pessoas.

2.    Quando vivências internas afetam nossa maneira de perceber a vida na dimensão que ela possui.
“Mas eu sou verme e não homem; opróbrio dos homens...” v.6.
Após passar por um período de zombaria, desprezo e intimidações nosso salmista vê-se preso em sentimentos de baixa-estima causando-lhe alguns males:

ü  Sentimento de baixa-estima: Ocorre quando o senso de valor próprio ou de competencia dor ser humano é ferido. Isto se dá quando interiorizamos sentimentos de desvalorização à vida e projetamos uma visão pessimista de nossa existência. É sentir-se um zero à esquerda; alguém sem utilidade e sem valor algum. É ver-se a si próprio sem valor algum.

(1)     Se sentem presas pelas circunstâncias: “Tira a minha alma do cárcere,...” Sl.142:7 b.

(2)     Se sente desmotivadas: “Quando dentro de mim me esmorece o espírito,...” Sl.142:3 a.

(3)     Se sentem desprotegidas: “Olha a minha direita e vê, pois não há quem me reconheça, nenhum lugar de refúgio...” Sl.142:4 a.

O que fazer quando as vivências que temos parecem conspirar contra nosso sonhos toubando-nos o sentido da vida?

1.    Volte-se para Deus,v.10.
“A ti me entreguei... tu és meu Deus.”
O salmista faz 12 alusões diretas no texto a Deus. Havia uma centralidade de Deus. Mesmo nas provaçãos, nas lutas, e aparentes perdas ela não perdia de vida de que Deus é a fonte de todo sentido que a vida pode ter.


ü  Por que ele é fonte de vida e sustento, v.9.
“Contudo, tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe.”

ü  Por que ele não despreza a dor dos que sofrem, v.24.
“Pois não desprezou, nem abominou a dor do aflito, nem oculto dele o rosto, mas o ouviu, quando lhe gritou por socorro.”

ü  Por que ele pode nos fazer cantar novamente, v.25.
“De ti vem o meu louvor na grande congregação...”
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário