terça-feira, 31 de maio de 2011

PECADO ORIGINAL III

COMO PODEMOS SER RESPONSÁVEIS POR UMA NATUREZA DEPRAVADA QUE NÃO ORIGINAMOS PESSOAL E CONSCIENTEMENTE, E COMO DEUS PODE COM JUSTIÇA COBRAR DE NÓS O PECADO DE ADÃO?

A IMPUTAÇÃO DO PECADO.

1.          PELAGIANISMO: Pelágio (360-420), monge e teólogo britânico, possuidor de extremo rigor asceta, tendo com seu principal oponente Agostinho bispo de Hipona. Suas idéias sobre a salvação dos pecados foram expostas em Roma em 409 e condenadas em 418 no Concílio de Cartago, sendo ratificada em 431 no Concílio de Éfeso. Segundo Cairns, Earle E., em seu livro o cristianismo através dos séculos: uma história da igreja cristã, Vida Nova, 1995 comenta sobre as idéias de Pelágio:
“Para Pelágio todo o homem é criado livre como Adão, tendo, portanto, capacidade de escolher entre o bem e o mal. Cada alma é uma criação de Deus, não herdando por isso a contaminação do pecado de Adão. A universalidade do pecado no mundo é explicada pela fraqueza da carne humana e não pela corrupção da vontade pelo pecado. O homem não herda o pecado original de seu primeiro pai, embora os pecados das pessoas da geração passada enfraqueçam a carne da geração atual, razão porque os pecados são cometidos, a menos que as vontades individuais cooperem com Deus no processo de salvação.” Em outras palavras: “Toda alma humana é criada imediatamente por Deus, criada livre de tendências depravadas, e capazes de obedecer a Deus como era Adão, e que Deus imputa aos homens apenas os atos que eles fizeram pessoal e conscientemente; e que o único efeito do pecado de Adão sobre seus descendentes foi o mau exemplo.” Henry Clarence, Palestras Introdutórias à Teologia Sistemática, Imprensa Batista Regular do Brasil, 1989.

      Refuta-se esta teoria a partir das Escrituras Sagradas quando nos afirmam que: (1) o homem possui uma natureza pecaminosa (Jó. 14:4; 15:14; Sl. 51:5; Rm. 5:12; Ef.2:3); (2) Todos são universalmente culpados na fase da consciência moral (Sl.58:3; Is.48:8); (3) Ninguém será salvo pelas obras da Lei (Sl. 143:2; At.13:39; Rm. 3:20; Gl.2:16). 

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