domingo, 1 de janeiro de 2012

CADES: A visão da igreja como comunidade santa.


Às vésperas da virada deste ano (2011/2012), fui procurado pelo presidente de nossa Igreja. Ao conversarmos sobre assuntos de interesse eclesiásticos logo passamos discutir sobre qual o propósito de Deus na vida de nossa igreja para o próximo ano, então, lhe falei de minha visão de como viver como igreja nestes dias difíceis. Após alguns momentos de diálogo terminamos aquela reunião com oração definindo uma proposta de missão para a igreja de Madureira em Macapá no Estado do Amapá para 2012.
Vivemos numa época onde se faz necessário reafirmarmos nossa fé na igreja cristã como comunidade de pessoas chamadas do pecado e do mundo para o reinado do Senhor Jesus Cristo. Esta comunidade para viver como igreja precisa compreender sua razão de ser. 
Por que a igreja existe? Qual sua finalidade?
Para compreendermos o significado do viver como igreja do Senhor passarei utilizar o acróstico: CADES para explicar a visão bíblica da Igreja.
CADES era uma área de fontes há cerca de 80 km de Berseba. CADES: “kadesh” significa: SANTO ou CONSAGRADO. Os filhos de Israel passarão 38 anos antes de entrar na terra prometida (Dt. 2:14). Foi em Cades que morrerão todos os murmuradores, os revoltosos. Foi de CADES que saiu os filhos da obediência e da santidade para a posse da Terra prometida. Foi em CADES que foram gerados os filhos consagrados ao Senhor.  CADES passou a ser símbolo dos filhos consagrados e obedientes a Deus que se prepararam para viver juntos como o Israel de Deus.
Assim, nada melhor para expressar meu entendimento do por que da igreja existir, senão por meio deste acróstico:
Comunhão contagiante: At. 2:44.
Adoração calorosa: Mt.4:10b.
Discipulado acolhedor: Mt.28:19.
Evangelismo inovador: Mc. 16:15.
Serviço inspirador: Gl. 5:13b.
                                                   Pr. Jones Douglas, Th. D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário