segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

FALA COM DEUS – MOISÉS.


“Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo;...” Êx. 33:11.

Falar sobre comunhão com Deus é falar também sobre oração. Oração é a comunicação que existe entre os filhos de Deus e o Pai celestial. Oração é diálogo, não monólogo.

Na oração interagimos com os Céus. Nele está nosso Rei a quem devemos louvor, adoração e obediência.

Na oração demonstramos nossa intimidade com o Senhor. Abrimos nosso coração em súplicas, intercedemos pelas pessoas a quem amamos. Na oração rendemos graças a Deus por todas as bênçãos que temos recebidos. Nela tributamos louvor a Deus pelo que Ele é.
               
  Martinho Lutero afirmou: “Assim como o negócio dos alfaiates é fazer roupas, e o dos sapateiros é remendar sapatos, o negócio dos cristãos é orar.”
       
      Na lição de hoje estudaremos a vida de Moisés como exemplo de alguém que viveu em comunhão com Deus por meio da oração. Nas passagens do Pentateuco (Gn. Êx. Lv. Nm. Dt.), que tradicionalmente são atribuídos a Moisés é-nos dito que por cerca de 18 vezes o Senhor falou com Moisés (Êx.4:30; 6:2,10,13,28; 7:8; 12:1; 16:11; Lv.10:8; 11:1; 13:1; 16:1; Nm.1:1; 3:1; 9:1; 12:8; 20:23; Dt.32:48). Eis um homem que a Escritura dá testemunho de haver ouvido o Senhor falar com ele!
       
      Sobre o fato de Moisés clamar ao Senhor e de buscá-lo a mesma Escritura declara que Moisés o fez por cerca de 8 vezes nos seus escritos (Êx.8:12,30,18; 14:15; 15:25; 17:4; Nm.11:2; Dt.34:29.

FALANDO COM DEUS.

Moisés passou parte de sua vida no palácio real do Egito. Estudou com os mais cultos sábios da antiguidade, por certo, conheceu sobre geografia, política, geometria, filosofia e leis do estado.

Apesar de toda essa bagagem cultural e política faltava-lhe ainda muito para ser um líder de sucesso no reino do Reis do reis.
       
      Após o episódio da morte do egípcio por Moisés o cenário de sua vida mudou. Ele foi obrigado abandonar o palácio pela perseguição de Faraó  e dirigir-se a Midiã (Êx.2:15).

Para que Moisés se tornasse o líder dos filhos de Israel o Senhor o enviou por algum tempo ao deserto solitário de Midiã (Êx. 2:15).

Em Midiã aprendeu a cuidar de ovelhas (Êx. 3:1). Teve que descer aos vales áridos junto com os rebanhos de seu sogro para que, então, aprendesse a guiar o rebanho do Supremo pastor de nossas almas ao limiar da terra da promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário