domingo, 18 de março de 2012

AS MARCAS INDELÉVEIS DA LIDERANÇA.


Todos nós apreciamos pessoas eficazes, vitoriosas e de sucesso. Elas sempre nos inspiram, motivam e, por fim, tornam-se modelos de vidas. Mas, quais marcas deve o líder possuir para ter sucesso em seu empreendimento? Seriam as habilidades? A formação educacional ou profissional? A pró-atividade?
Embora todas as características sejam importantes e venham contribuir para o melhor desempenho da liderança elas por si só, não são capazes de tornar homens simples em líderes do Altíssimo.
 “Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez”. Êx. 18:21.
Precisamos de homens de Deus e não apenas de administradores de igrejas, precisamos de atalaias e não de comunicadores. Precisamos proclamadores das verdades eternas e não de animadores de plateia. Oxalá! Levante Deus em nossa geração homens como Jetro com sábios conselhos aos líderes iniciantes. Que surjam novos Moisés com humildade de aprender com mais os experientes os conselhos do Eterno.
Ao aconselhar a Moisés Jetro menciona quatro características que são essenciais as pessoas que lideram: capacidade, temor, veracidade e honestidade. Podemos resumir da seguinte maneira: a primeira é qualidade produtiva, a segunda qualidade espiritual, a terceira e quarta, aspectos do bom caráter.
ü Homens capazes: A palavra capaz significa poder conter, poder aprender ou compreender. Esta capacidade está ligada diretamente a competência. Segundo Nancy Gonçalves Dusilek a competência é: “a soma de habilidade e conhecimentos de uma pessoa”.[1]
ü Homens tementes: O temor ao Senhor é o principio da sabedoria (Jó. 28:28; Sl.111:10; Pv.1:7). A sabedoria é base do exercício da liderança nas Escrituras na vida dos filhos de Deus. Aqui a palavra temor significa: “reverência, respeito profundo, consciência de que Deus está presente em nossas atividades, inspirando-nos o medo de ofendê-lo”.
ü Homens de verdade: A palavra hebraica usada nesta passagem significa: “firmeza, fidelidade ou verdade”. Isto é caráter! É a marca de quem fala a verdade; de quem é verdadeiro, autêntico, firme. É alguém que vive a verdade. É aquele que inspira confiança pelo é.
ü Homens que aborreçam a avareza: A expressão na Septuaginta traz a conotação de odiar, detestar, aborrecer o ávido desejo de possuir mais e mais. Pessoas que aborrecem a avareza são pessoas honestas, pois não estão dispostas a qualquer coisa pelo desejo de querer sempre mais a qualquer custo. A palavra avareza segundo Stong é: “desejo ávido de ter mais, cobiça, avareza”.[2]


[1] Dusilek, Nancy Gonçalves. Descobrindo e capacitando líderes. - Rio de Janeiro: Convicção, 2008.
[2] Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário